XII Sínodo dos Bispos
COMISSÃO PARA A FORMAÇÃO
ATA DA SESSÃO QUARTA
Terça-feira da III Semana do Advento
13 de Dezembro de 2022
Por mercê de Deus, deu-se início a IV Sessão Sinodal do XII Sínodo dos Bispos, a 13 de Dezembro do ano do Senhor de 2022, sob o pontificado de Bento VI, ministrada por Dom Joseph Card. Ravassi.
Com a devida saudação, deu por iniciada a IV Sessão Sinodal. Como de costume, Dom Joseph Cardeal Ravassi, pediu que fosse lida a Ata da III Sessão, a anterior desta, esta, lida e escrita por Dom Lucas Roberto.
Com o fim, deu prosseguimento com a leitura do documento apresentado pela Comissão para a Formação. A leitura foi realizada pelo presidente desta comissão, Dom Jorge Cardeal Snaif. O texto abordava assuntos como: "Ministérios e dons da Igreja"; "desafios na Formação Continuada e Formação Sacerdotal"; "Formação Sacerdotal" e "Formação Continuada".
Ao fim do texto, o Cardeal Ravassi agradece e parabeniza a comissão pelo belo trabalho que apresentaram. Com isso, o mesmo abriu o púlpito para as considerações dos Padres-Sinodais.
O primeiro a falar, foi Sua Santidade, o Papa Bento VI. A sua fala, foi focada na questão da apostila. Perguntando se haveria alguma mudança, ou redução de conteúdos para a formação dos seminaristas, esta formação que é proposta a se estender por 15 dias.
O presidente da comissão, indagou que continuará com os conteúdos da apostila, apresentados no XI Sínodo dos Bispos, acrescentando algumas alterações propostas pela comissão. E concluiu dizendo: "O documento da comissão sinodal diz até que o novo dicastério para os seminários, caso seja aprovado, deve produzir uma nova introdução, afim de atualizar isso… ".
Sem mais considerações, o Cardeal Ravassi agradeceu a colocação proposta por Sua Santidade.
Com o fim das considerações, iniciou a votação para a aprovação do citado documento. Sendo aprovado por maioria absoluta.
Concluindo, Dom Joseph Cardeal Ravassi realizou uma nova parabenização pelos trabalhos da comissão.
Com o fim, o Sumo Pontífice se revestiu da estola e dirigiu-se a frente para dar a benção final.